São José do Rio Claro (MT), 13 de julho de 2020 - 21:46

? ºC São José do Rio Claro - MT

Nova Maringá

18/05/2020 17:51

Vereadores aprovam lei que prevê a gravação das licitações em Nova Maringá

Ter todas as licitações da prefeitura disponível em vídeo e áudio, está a um passo de se tornar realidade no município de Nova Maringá, na região médio norte de Mato Grosso, a 400 km da capital Cuiabá.

O vereador Jean Vasconcelos (DEM) apresentou  Projeto de Lei no câmara municipal que obriga a prefeitura e a câmara de vereadores a fazer a gravação audiovisual de todos os atos de um processo de licitação. O projeto tramitou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde teve parecer favorável.

Vasconcelos destaca que o princípio da publicidade, previsto na Constituição, exige que a administração pública mantenha total transparência nos atos praticados, sendo o sigilo possível apenas quando imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, conforme prevê a Constituição Federal.

Jean disse que está convicto de que o projeto vai contribuir para uma maior concretização do referido princípio, no âmbito do procedimento licitatório, ao exigir gravação audiovisual de todos os atos nele praticados.

“Acreditamos que, no tocante a licitações e contratações pertinentes a obras e serviços, no âmbito da Administração Pública, qualquer medida que possibilite um maior controle da sociedade sobre os seus trâmites é bem-vinda” justificou o parlamentar.

Em plenário, na ultima segunda feira(11), o projeto foi aprovado por unanimidade no Poder Legislativo. Agora o projeto aguarda publicação oficial pelo Executivo, para se tornar lei.


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo